O que uma agência de marketing digital faz?
Como comentei acima, o escopo para agências de marketing digital é amplo, ou seja, elas podem realizar várias atividades diferentes.
Todas estão ligadas ao universo da internet, que permite que uma empresa se nike air jordan mid air jordan 4 military black nike jordan series 06 jordan proto max 720 nike air jordan ma2 vast grey nike jordan zoom air cmft max white shoes nike air jordan mid wmns air max 270 nike vapor max air jordan 11 cmft low nike air max 90 futura nike air max 270 bg jordan max aura 4 nike vapor max omunique de um jeito mais próximo e direto com seu público-alvo.
Significa que o papel das agências é aproximar marcas de pessoas que têm grandes chances de se tornar clientes, pois já manifestam interesse pela área de atuação ou buscam soluções que essa marca oferece.
Portanto, existe uma inteligência que orienta as ações de uma boa agência de marketing digital, e tudo começa no conhecimento sobre o target.
Os serviços cobrem demandas como:
Estudo do público-alvo
Você já deve ter ouvido falar sobre nicho, persona e jornada de compra do consumidor.
Esses conceitos e técnicas ajudam a coletar informações, selecionar o público que interessa para sua empresa e compreender as melhores formas de conversar com ele.
Isso inclui saber quais canais digitais ele utiliza (site, redes sociais, marketplaces, etc.), quando costuma estar online e os assuntos que lhe interessam.
Uma agência experiente tem a capacidade de orientar você e sua equipe para aprofundar o conhecimento sobre o target, o que facilita bastante a escolha da sua estratégia de divulgação.
Planejamento estratégico
Os projetos de sucesso necessitam de um plano com o objetivo, recursos materiais e humanos, metas, prazos e orçamento dedicado para a sua conclusão.
Quem auxilia nessas questões são especialistas em planejamento estratégico, que unem o conhecimento sobre o público-alvo a boas práticas para atrair e manter o interesse da audiência ao longo do tempo.
É importante lembrar que projetos de marketing digital podem ser focados em resultados no curto prazo, mas uma estratégia estendida é mais vantajosa para manter os clientes satisfeitos e continuar atraindo pessoas interessadas nas soluções fornecidas pela empresa.
Para tanto, é preciso construir e cumprir o determinado nos calendários editoriais, estar presente nos canais em que o target está, definir e analisar os indicadores para saber o que está rendendo um bom resultado.
Aplicação de SEO (Search Engine Optimization)
Ter um site ou loja virtual é essencial para qualquer empresa que deseja fazer negócios online.
Mas, com tantos concorrentes na rede, pode ser difícil ser encontrado pelas pessoas que estão buscando as soluções que você oferece.
Uma das maneiras de ser achado é melhorar a posição em que as páginas do seu site aparecem no Google e outros buscadores, usando técnicas de otimização SEO.
Uma agência especializada em SEO fará a avaliação, indicação de pontos a melhorar e o gerenciamento do seu site para que os clientes em potencial o encontrem com mais facilidade.
Criação de conteúdo
Conteúdo é um termo genérico que envolve diferentes formatos de mensagem, como textos, áudio e vídeo, além de opções híbridas.
Por isso, é comum que agências de conteúdo sejam experts em um tipo de formato, por exemplo, textos para blog ou podcasts.
O que importa é a elaboração de conteúdos relevantes, que chamem a atenção do público-alvo para iniciar conversas e mostrar que sua empresa está pronta para ajudar.
Conteúdo de qualidade é uma boa pedida para ganhar a confiança e estreitar laços com seus leads (contatos) e clientes.
Mídia paga
Sabe aqueles anúncios que vemos nas páginas de pesquisa do Google, no Facebook, Instagram, LinkedIn e outras mídias sociais?
A publicação deles demanda o domínio de habilidades de escrita, persuasão e familiaridade com ferramentas de cada canal online.
Então, faz sentido buscar o suporte de uma agência capacitada para potencializar o alcance e as conversões (ações da audiência) diante das suas campanhas.
Gestão de redes sociais
Muitas empresas têm conta em uma ou mais redes sociais, mas nem todas conseguem os resultados que desejam.
E não estou falando de curtidas, comentários e mais seguidores.
O que vale para sua marca é se tornar conhecida para alcançar mais clientes e se relacionar com eles, mantendo a proximidade para melhorar o atendimento e toda a impressão que eles têm sobre seus produtos e serviços.
Ou seja, as redes são canais de atendimento e comunicação com o target. Não são portfólio de produtos ou espaços institucionais.
Uma agência de marketing digital competente nesse campo se dedica a desenvolver uma estratégia que atraia a atenção do público-alvo, entregue valor e otimize o atendimento.
No fim, essa combinação ajuda a impulsionar as vendas.
Identidade visual
Se existe uma infinidade de sites na internet, o seu precisa se destacar pela boa aparência, facilidade de navegação e contato com sua equipe.
O mesmo raciocínio vale para o logo, cartões de visita digitais e outros materiais que contribuem para que as pessoas reconheçam sua marca.
Existem agências que entregam esses e outros serviços de identidade visual.