Qual o significado de logo e logotipo? E logomarca, existe?
Muitas pessoas não sabem diferenciar logotipo, logo ou logomarca. Para esclarecer as dúvidas que ainda possam nike vapor max wmns air max 270 wmns air 1 mid nike air force jordan nike vapor max nike air jordan 1 elevate low air jordan 4 retro military black wmns air max 270 nike air max 90 futura air max goaterra 2.0 air jordan 1 element jordan max aura 4 max white shoes nike air jordan 1 mid se wmns air max 270 existir, preparamos esse artigo. Nele, vocês poderão entender o significado de cada termo e analisar, de fato, qual deve ser usado em cada situação.
Tanto para o cliente quanto para quem trabalha na área (designers, publicitários, profissionais de marketing…), é importante saber entender o que significa cada uma delas. Afinal, todos precisam estar falando na mesma linguagem para que não haja re-trabalhos, mal entendidos e insatisfações.
E então, o que significa logo?
A palavra logo tem sua origem no grego “logos” e significa: palavra, tratado, ciência, estudo, que estuda, que trata. Alguns filósofos gregos deram sentindo mais amplo à palavra, como Heráclito, que a definiu como razão, capacidade de racionalização individual. Segundo Sócrates, significa: conversa, palavra, significado, ou, como conhecemos hoje em dia no linguajar publicitário, conceito. Segundo o site dicitionary.com, “logo” é “Um elemento do design gráfico reconhecível, geralmente inclui um nome, símbolo ou marca representando uma organização ou produto.”
E logotipo, o que é?
Segundo alguns estudiosos, logotipo tem duas definições: abreviações ou grupo de palavras fundidas em um bloco para facilitar a composição tipográfica e representação gráfica e comercial de uma marca, instituição, organização, etc.
Para ficar mais fácil e visível, vamos entender que logotipo é o que você reconhece da marca. Por exemplo, quando você vai ao supermercado e quer encontrar um pacote de arroz de uma marca específica, você procura pelo ologotipo da empresa. O mesmo também acontece quando você quer comprar um serviço e não um produto. Um exemplo é reconhecer os carros da equipe de instalação de cabo de televisão, internet e telefone que, de longe já conseguimos identificar de qual empresa são. Antes da existência das marcas, as pessoas somente compravam produtos e serviços, não a concorrência das marcas que oferecem tais produtos e serviços como acontecem nos dias de hoje. Quer entender bem? Pense em uma lata vermelha. Pensou? Pronto! É disso que estamos falando. Antigamente, uma lata vermelha seria apenas uma lata vermelha. Hoje, a lata vermelha nos direciona mentalmente a uma Coca-Cola.
Entre os diferentes tipos de logotipos, encontramos 3 deles:
- Tipográficos: são os logotipos na qual só encontramos as letras. Exemplo:
2. Simbólicos: quando, juntamente com o nome da marca, existe um símbolo. Exemplos:
3. Integrados: uma união entre os tipográficos e os simbólicos. Exemplos:
E logomarca, existe?
É certo que alguns dicionários já começaram a aceitar a palavra logomarca, mas tudo isso só aconteceu porque muitas pessoas começaram a usar essa palavra de forma inapropriada. Como vimos anteriormente, a palavra “logo”vem do grego “logos” e significa “conceito”, “significado”. A palavra “marca” tem sua origem no alemão “markas” e pode ser traduzida como “significado”. Então, logomarca seria o “significado do significado”, ou seja, uma redundância.
Saber se comunicar com seu cliente e com o profissional contratado é essencial para que o resultado final seja positivo para os dois lados.
Este post foi útil para você? Comente e compartilhe!